30.10.17

abstinência e sentimento de solidão

Duas coisas desoladoras que toda pessoa em processo de abandono de vício enfrenta: o sentimento de solidão profunda e o fato de achar que ninguém (nem mesmo o terapeuta) está entendendo o tamanho do seu desespero e do seu sofrimento.

Pior que isso? Só quando algumas pessoas sugerem que estamos exagerando e fazendo drama desnecessário. 

Odiava, mil vezes odiava ouvir nos primeiros meses a famigerada frase "o pior já passou". 

Como aquele indivíduo poderia saber? Existe algum manual dizendo que depois do tempo "X" "o pior passa". 

Essa coisa de "pior", como tudo na vida, é bem relativa e algumas pessoas acabam abrindo quadros de depressão, ansiedade e pânico no meio de processo. O seja? "O pior" não tem a ver com tempo, mas com fragilidade emocional e/ou patologias concomitantes. 

Como sempre fui dramática por natureza, temi ser julgada de maneira errada no início do meu processo de abstinência. Eu estava sofrendo MESMO. Eu estava precisando de ajuda, MESMO. Como eu poderia fazer as pessoas entenderem aquilo sem parecer drama? Como resolvi isso?

Pesquisando muito e printando algumas informações para mostrar para os queridos ao meu redor. 

É MUITO importante que o viciado saiba exatamente o que está acontecendo com ele - isso ajuda demais a enfrentar o vício - e é muito importante, também, que amigos próximos, familiares e cônjuges saibam o tamanho da encrenca. 

Imagino que seja exaustivo aguentar o humor instável e as explosões de raiva por qualquer coisa de quem está em processo de abstinência de cigarro. Deve dar vontade de estrangular a gente, eu sei. Deve bater sentimento de impotência. Enfim, todos acabam sofrendo junto -  aproveito o ensejo para agradecer mais-uma-vez-hoje-e-sempre meu boy magia, minha família querida & my friends. #gratidão #amovocês

Sendo assim, venho por meio desta, mais uma vez, apresentar para vocês os famigerados sintomas da abstinência de cigarro

Está parando de fumar e andam dizendo que você está fazendo drama? Printe o conteúdo abaixo e mande com carinho para o sujeito (a). 

Sintomas de Abstinência 

Quando o dependente de nicotina tenta cessar o consumo do cigarro, certamente mostrará sintomas típicos da síndrome de abstinência, caracterizados, principalmente, por:

1) Humor deprimido ou irritável
2) Insônia
3) Sensação de raiva e frustração
4) Ansiedade
5) Dificuldade para concentração
6) Inquietação
7) Redução da frequência cardíaca
8) Aumento do apetite e ganho de peso

Apesar da meia-vida curta da substância nicotina, os sintomas de abstinência podem durar bastante tempo, variando de semanas a meses. Ademais, entre os dependentes, a duração e a característica dos sintomas podem variar bastante.

Além da satisfação conseguida através do fumo e da evitação dos sintomas da síndrome de abstinência, existem outros fatores que dificultam a cessação do consumo de cigarros. Essa substância exerce efeitos na modulação do humor, redução do estresse, redução da dor, controle do peso e melhora cognitiva. 

Dessa forma, o tratamento para deixar de fumar pode ser mais difícil entre pacientes com outros transtornos psiquiátricos (como depressão e ansiedade), preocupados com o ganho de peso e com quadros crônicos de dor. (saiba mais

Bora se ajudar e ajudar quem nos cerca a entender o que está rolando com a gente e procure ajuda de um profissional -  eu não sei o que seria de mim durante essa fase sem a terapia!

Mais do mesmo, porém de forma mais aprofundada, no texto Síndrome de abstinência: como funciona e quanto tempo dura 

monicamontone


imagem: google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...