21.11.17

sobre recaída

Foram seis tentativas fracassadas de parar de fumar antes de conseguir. 

Mas será que as tentativas anteriores foram, mesmo, fracassadas? 

Claro que não! Foram elas que construíram minha conquista de agora. 

Eis meus ciclos de recaída:

1. Depois de um ou dois meses sem fumar eu acreditava que estava no controle da situação e que podia perfeitamente fumar "somente quando bebia". 

Isso nunca dava certo! Em menos de uma semana já estava comprando maço - viciados de qualquer tipo de droga devem entender que não podem dar uma tragadinha ou um golinho.

2. Qualquer ganho de peso me levava à nocaute, bastava um short ficar apertado para eu ter uma crise de choro e decidir pensar no cigarro depois. .

Ou seja? Os dois fatores me levavam de volta ao vício tinham a mesma raiz: necessidade de controle e incapacidade de lidar com o sentimento de impotência. .

Portanto eu sabia que para deixar de fumar eu teria que (obrigatoriamente) olhar para essas questões. .
 Além de querer parar de fumar dessa vez EU QUIS me libertar da necessidade de controle e quis investigar a minha incapacidade de lidar com o sentimento de impotência. 

E tome terapia! Mas não tem jeito, vencer vícios é enfrentar monstros.

Outras lições de recaídas passadas: que yoga ameniza ansiedade, que não se deve dar um mísero trago usando selo ou chiclete de nicotina, que parar "na louca" sem planejamento nem sempre funciona, que o quarto mês é o mais difícil de todos, que é preciso tirar folga ou férias nas primeiras semanas, que chás ajudam na hora da fissura, que no início o humor fica pior que TPM , que insônia e falta de concentração fazem parte do pacote, que atividade física é fundamental para regular o humor e que sim, infelizmente rola uma engordadinha contornável.

O mais importante que aprendi? A não desistir! Quando recaímos morremos de vergonha das pessoas que nos apoiaram, nos sentimos um lixo, um fracasso. .

No entanto É PRECISO ENTENDER que parar de fumar é um PROCESSO e que recair faz parte. O lance é tentar de novo e de novo e de novo. .

Todas as vezes que recaí tive vergonha, mas me perdoei e segui em frente na certeza de que tentaria novamente no futuro.

Recaiu? Dê tempo ao tempo e tente outra vez!

monicamontone 



imagem: google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...