31.10.17

a falsa rebeldia do vício

Até quando a ideia de rebeldia e liberdade será associada ao péssimo hábito de fumar?

Ok, as propagandas foram proibidas na TV, mas indústria da moda e do cinema ainda aposta nesse  savoir-faire".

Quantos anos deve ter a criança linda da foto abaixo que tem como mensagem subliminar "quebre as regras, seja livre, faça do seu jeito"?

A criança da primeira foto eu não sei, mas a da segunda foto (com a mesma carinha redondinha infantil) eu sei: 16 anos.

Sim, aos 16 anos eu me sentia rebelde, quebrando padrões e livre somente porque fumava.

Mal sabia eu que passaria por seis tentativas frustradas de parar de fumar e que nesta última (espero que derradeira!) iria enfrentar (quase vinte anos depois) um quadro de depressão devido ao processo de abstinência.

Que poder demoníaco é esse que as grandes máfias das grandes indústrias têm de nos convencer de que aquilo que nos aprisiona é o que liberta?

Nada, absolutamente nada que gere dependência pode ser sinônimo de liberdade.

Você sabia que a idade média dos iniciantes no tabagismo caiu de 16 para 13 anos e que o cigarro atrai cada vez mais mulheres? Não é à toa que o número de mortes por câncer de pulmão cresceu 122% entre elas. (fonte)

Então é isso! Se você quiser parar de fumar você VAI TER QUE desenrolar longas conversas consigo mesmo para convencer-se de que não existe rebeldia alguma no ato de fumar – não se esqueça de que você passou (e ainda passa) ANOS sendo bombardeado pela ideia contrária; você terá que conversar MUITO com o adolescente que foi para convencê-lo de que você cresceu, aprendeu coisas interessantes sobre liberdade e não quer mais a prisão do vício.


Fácil não é, mas é possível e vale a pena. 

monicamontone


imagem: google


eu, com 16 anos me achando A rebelde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...