11.11.17

abstinência e desejo por chocolate

Não é de hoje que as pesquisas apontam que o chocolate tem efeito antidepressivo e pode ajudar a regular o humor.

Segundo matéria da BBC Brasil,  o chocolate possui substâncias encontradas em drogas como ópio (encefalina/alivia a dor e produz prazer), álcool (tetrahidro-beta-carbolinas/eleva os níveis de dopamina e serotonina), maconha (anandamida, conhecida como a "molécula da felicidade", atinge as mesmas estruturas cerebrais acionadas pelo THC), café (o cacau tem cafeína que é estimulante).

Gosto de chocolate, mas nunca fui chocolatra, sempre preferi salgado a doce.

Porém, depois que parei de fumar uma vontade INSANA de comer chocolate me invadia todos os dias no final da tarde - tipo o desespero por doce que bate na TPM e toda mulher conhece bem.

Nos primeiros 4 meses - que estava na dieta low-carb - não atendi às necessidades do meu corpo por medo de engordar - além de não comer um único bombom não estava comendo nem mesmo carboidratos naturais como frutas e leguminosas.

Não engordei naquele período, mas deprimi seriamente. Será que se eu tivesse respeitado o meu corpo e tivesse dado a ele 1 bombom ou 1 quadradinho de cacau 70% (ou uma sopinha de batata baroa)  eu teria aberto um quadro de depressão como abri?

Afinal, o corpo tem a sua sabedoria e se estava clamando por chocolate certamente era porque estava com defasagem de dopamina, serotonina e afins.

Quem para de fumar dificilmente consegue controlar o desejo por chocolate (e doces em geral) nos primeiros meses exatamente porque o cérebro está buscando uma compensação química. 

Minha dica para quem esta parando de fumar e tem medo de perder o controle da ingestão de doce e engordar?

Se permitir, mas com moderação. Comprar um bombom invés de uma barra; consumir antes de atividades físicas, evitar comer todos os dias (que tal dias alternados?), quando possível substituir por damasco e alfarroba (que possuem propriedades similares as do cacau), comer na rua e não fazer estoque em casa para evitar a compulsão.

Lembrando que: não existe alimento que engorda, o que existe é exagero, falta de equilíbrio e moderação. 

monicacamontone



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...